Que tal abrirmos uma pizzaria na qual o próprio cliente monta o prato do seu jeito? Esse foi o insight que veio à mente do jovem empreendedor Greg Machado ano passado. Para colocar sua ideia em prática, ele contou com a ajuda do StudioIno e inaugurou em dezembro de 2016, no Shopping Morumbi Town, em São Paulo. Assim, a equipe do StudioIno trabalhou junto ao cliente em todos os passos necessários para tirar o projeto do papel e transformá-lo em realidade, desde a concepção da marca até obra e ambientação do espaço, em 60 dias. Ao fim, o projeto todo envolveu: desenvolvimento do conceito, projeto de cozinha, projeto de arquitetura e interior, projetos complementares, e projeto de branding, ou seja, nome, marca, uniforme e elementos gráficos da comunicação com os clientes.
O objetivo do projeto foi criar um novo conceito de operação e proporcionar uma nova experiência para os consumidores, Todo o processo de pesquisa, conceitualização e projeto durou em torno de 60 dias. Segundo Greg Machado. a ideia, desde o começo, não era abrir apenas um restaurante de pizza e sim uma marca forte no mercado a qual um dia poderíamos escalar para um modelo de franquia. O cliente explica que o trabalho foi realizado com bastante interação com ele transmitindo o que tinha em mente e o time do StudioIno adicionando o conhecimento de anos de experiência neste setor.
Ao final desse período, foi elaborada uma filosofia para a marca PizzaMakers que se fez presente em todos os aspectos do restaurante, desde a comunicação visual até a própria arquitetura do espaço. O conceito se baseia da cultura “maker”, que valoriza as ideias de “faça você mesmo” e “mão na massa”.
Para traduzir esse conceito nos 35 metros quadrados do restaurante foram aplicadas diferentes soluções. A atmosfera do ambiente conta com materiais de acabamento como o forro em chapa metálica expandida e madeira natural. A comunicação visual traz desenhos feitos à mão e pintados diretamente nas paredes.
O conceito da marca acabou criando um desafio para a equipe de arquitetura. Era preciso desenvolver o layout e fluxo de atendimento de forma que não houvesse cruzamentos e, assim, o consumidor fosse atendido de forma rápida, porém personalizada. O layout elaborado para atender esta demanda foi simples e funcional. Nas áreas de retaguarda ficam os locais para armazenagem de alimentos, preparação da massa e pré-preparo dos ingredientes. Já o balcão frontal de exposição e atendimento foi equipado com pista refrigerada para facilitar a escolha dos ingredientes e a montagem das pizzas, calzones e saladas.
A solução trouxe equilíbrio para as operações de Back e Front of the House e possibilitou o uso dos alimentos do jeito que o cliente precisava. Todos os ingredientes são frescoa e a massa é preparada no local.
Soluções de equipamentos de foodservice
O restaurante tem uma proposta de refeição rápida e casual, para manter essa filosofia e garantir a qualidade do produto, as soluções para a cozinha foram essenciais. Para Emmanuel Melo, o forno rápido para pizza da Prática é o equipamento chave do projeto. “Foram utilizados dois fornos modelo Forza Express, equipamento elétrico e programável que assa uma pizza crua em menos de 2 minutos”, explica. “Esse equipamento viabilizou a operação de preparação das pizzas à vista dos consumidores”.
A primeira unidade do PizzaMakers foi inaugurada em dezembro de 2016 e o empresário já está de olho no futuro. “É muito gratificante ver seu negócio sair do papel e virar realidade! É muito legal ver os clientes felizes com esse novo conceito de montar a própria pizza e ela ficar pronta em 2 minutos, saborosa, com frescor”. O segundo ponto já está em obras e a abertura acontece em breve e o empresário adianta que já há planos para o início de operações em mais duas lojas ainda este ano.